Quando tudo muda

“Torcia para que seus 14 anos pudesse ser assim, tão especiais quanto seus (terríveis e dolorosos) 13 anos tinham se revelado, no final.”




Livro: Quando tudo muda
Autoras:
Regina Drummond
Shirley Souza
Editora Panda Books
Sinopse:
Após o recente divórcio dos pais, Vanessa precisará lidar com uma mudança muito maior em sua vida: deixar para trás os amigos, a escola, a casa em que nasceu e ir morar em outro país. A vida na Alemanha será cheia de desafios, pois a garota terá que aprender uma nova língua e se adaptar a uma cultura diferente da sua. Em meio a conflitos com a mãe, o fim do namoro e a descoberta de novos amigos, Vanessa perceberá que nem sempre é ruim quando tudo muda.
Skoob
Onde comprar


Livro cedido em parceria com a autora


Saudações nobres,

“Quando tudo muda” traz Vanessa em seus trágicos 13 anos e uma vida virada de pernas para o ar. Com a separação dos pais e a demissão da mãe, e todos os problemas que isso causa, Giovanna – mãe de Vanessa – decide que mudar de ares pode fazer muito bem. Vanessa só não imagina que isso significa mudar de país. Férias pareciam de bom tamanho. Uma mudança completa não. E pior: estão indo sem saber o idioma e com poucas garantias de emprego. 
O livro trata da adaptação das duas, dos conflitos e desafios dessa escolha. Vanessa não encara com bons olhos ou bom humor. Ela não queria sair do Brasil, não queria deixar sua vida inteira para acompanhar a “loucura” da mãe, não foi uma opção. Então as coisas são bem complicadas no início, mesmo com toda a ajuda dos Blumen.
A adolescente por si só já enfrenta os próprios dramas, e Berlim não parece ajudar com isso. Não parece. Até que ela começa a se encaixar, a sentir a cidade, a viver a nova experiência. Não que ela e Giovanna não penem, elas sofrem por vários motivos diferentes - e iguais -. E também não faltarão romances, desilusões, lágrimas, e um pouco mais de drama por parte da menina... Essas coisas típicas da idade.
Há ainda o misterioso sonho que a acompanha insistentemente. Uma espécie de lembrança continua que vira e mexe volta para assombrar – ou acalmar –. 
As autoras souberam retratar bem o que uma transição dessas pode fazer e como os problemas aparecem, desaparecem e dão lugar a novos problemas. Nenhum milagre, nenhuma resposta exata e imediata. Só a adaptação lenta e gradual. E isso é gostoso de ver. Acompanhar o crescimento e amadurecimento das personagens. 
Por fim, vários lugares foram apresentados com requintes de crueldade por parte de Lady Regina. Fica difícil encontrar lugar nas agendas para anotar tantas referências. Sophie nos fez querer visitar a França, Vanessa nos leva a Berlim. São visões muito bonitas para quem está apenas sentado em algum lugar no Brasil. 
A obra apanha em cheio a faixa etária dos 12 aos 15, com a atmosfera perfeita para estimular a leitura. Além da linguagem fácil, capítulos curtos, objetividade e final feliz. 







“Quando uma viagem realmente começa?”

Leve este post a outro reino:

0 comentários:

Postar um comentário