Amores Improváveis - No Colégio








Livro: Amores Improváveis - No Colégio
Autores:
 Adelina Barbosa
Aimee Oliveira
Augusto Alvarenga
Bibi Ribeiro
Fernanda Medeiros
Lavínia Rocha
Mariana Cestari
Editora D’Plácido
 Sinopse:
Em terra de colégio La Famb, Laura Albuquerque é rainha. Bonita, popular, invejada. Ela é presidente do Grêmio e namora o Arthur, mas está apaixonada pelo Tom, que já beijou Ágatha Martins. Descolada, tatuada e de cabelos cor de algodão-doce, Ágatha quer fazer faculdade de Música, mas seus pais desejam uma filha advogada. Ela é apaixonada por Bruno, o professor mais bonito da escola, que não vai muito com a cara de Júlio Corrêa, um novato tímido e sensível. A deficiência que o faz mancar pelos corredores da escola esconde um passado cheio de sombras e um futuro repleto de incertezas. Júlio é amigo do Léo e está apaixonado por Ágatha, que é melhor amiga do cara mais popular do colégio...
...Arthur Stein é encrenqueiro e superficial, mas inteligente. Famoso aonde quer que vá, ele provoca o ódio de muitos, como o de Júlio, e os suspiros de muitas, como os de Anahí, a garota de ascendência indígena, ou de Stella Bastos, a novata excêntrica que sonha em ser atriz e veio para o La Famb para fugir de um trauma da escola antiga, mas se vê encurralada pelo bullying, ou ainda de Olívia Jansen, a aluna mais sonhadora e delicada do primeiro ano. Tudo o que ela quer é o amor de Arthur, e se libertar das comparações com a “irmã perfeita”, mas seu desempenho em Química não ajuda. Por isso vai contar com a ajuda de Antônio e de Nina Mattos, a coreana nerd e baixinha de notas acima da média e jeito extrovertido. Nina é amada por seus pais adotivos, mas esconde um segredo, que não é só dela, mas também de Laura, Ágatha, Júlio, Arthur, Stella e Olívia... Tudo o que eles querem é se encontrar. O que une pessoas tão diferentes? Quanto se esconde por trás de tantos... amores improváveis?
Skoob     Onde comprar


Livro cedido em parceria com a editora

 Saudações nobres,

A ideia de reunir vários autores para escrever capítulos com seus personagens foi tão boa que é quase inacreditável. A dinâmica da leitura, a capacidade de articular os pensamentos e as ações de cada um dos personagens e ainda assim ficar coerente merece reconhecimento e mérito. Além disso, a diagramação do livro ajuda bastante. Destaque para a diagramação exclusiva para cada personagem e da habilidade dos autores de desenvolver detalhes marcantes em cada um deles.
Como conheço a maioria dos autores, é fácil perceber as semelhanças e detalhes particulares aqui e ali. Mas também é perceptível a mudança e evolução de um trabalho para outro. Outro aspecto, é que os autores plantaram parte de si em cada um dos personagens, tem uma essência deles e isso é gostoso de perceber. Tenho maior intimidade com a narrativa de alguns autores, como já disse.  E acredito que maturidade influenciou na profundidade dos temas abordados. Há diferenças que talvez sejam explicadas por idade ou por experiências já vividas. Imaginei ainda, que seriam capítulos intercalados, não partes grandes de cada um. Alguns erros de revisão podem ser notados na primeira impressão da obra.
Os temas abordados no livro em si, são ótimos para o público alvo,  podem absorver muito e aplicar na vida. Achei que parte deles poderia ser sido mais aprofundada, mas aí foi escolha do autor mesmo.
O livro é separado em duas partes: os autores apresentam seus personagens na primeira, introduzem suas temáticas e seu plano de fundo e a relação com os demais. Na segunda etapa, os problemas apresentados na primeira são mais explorados e “finais” são inseridos. Não há pontas soltas, embora, como leitora e admiradora desses autores, acredito na possibilidade de continuação.





Sobre os personagens:
Laura. Primeiro: é um dos nomes que mais gosto. E eu gostei TANTO dela! De tudo e de cada detalhe. O empoderamento, o cabelo e a postura me atingiram no coração. A construção da foi excelente, nenhuma crítica a ela ou ao plano de fundo. Ver por trás da máscara da Laura foi bem agradável e me identifiquei com ela.
A Nina é amorzinho. Acabo lendo e ouvindo a Nina com a voz da Mari, porque imagino boa parte dela por meio da Mari. E ela fala “migo” e “miga”, como não amar? A Nina tem o dom de destruir corações, mas acho que isso é coisa da Mari, ela sempre destrói corações.  O capítulo passou tão rápido, que chega a ser desesperador. Da leveza à profundidade dos pensamentos e desejos às incertas e vontade de se encontrar verdadeiramente, a Nina é apaixonante.  Os personagens da Mari são sempre esse tipo de presente que mexem com o leitor e já se instalam no coração.
Júlio: por mérito do autor, que escreve com uma delicadeza extrema, é fácil se apegar a ele. Principalmente porque é o tipo de personagem que o leitor quer ver crescer e alcançar os objetivos. Júlio carrega muitas cicatrizes e segredos, alguns visíveis, outros não. E essa mistura de força de vontade, coragem e mistério, foram responsáveis por um dos meus personagens preferidos.
A Stella é uma porção de almas em uma só, ou é assim que ela faz parecer. Tem lá os seus segredos também, e foge com vigor do passado e do seu antigo colégio. A  abordagem dos temas que giram ao redor da personagens são intensos e importantes para situações cotidianas. Achei, no entanto, que poderia ter sido mais aprofundado.
Considero a Olívia a caçula. Alguns resquícios do final da infância e toda a carga da adolescência estão presentes nela. É divertido ver aquelas atitudes mais ou menos impulsivas e as consequências disso depois. Olivia apresenta um panorama familiar um pouco complicado, e tenho certeza que vários leitores se verão refletidos naquelas frases. O diálogo desenvolvido pode ajudar a resolver muitos problemas e tristezas.
Eu amei a Ágatha, do primeiro ou último segundo. Não que isso tenha impedido a minha vontade de dar uns tapas na cara dela hahahah e pedir que voltasse para a realidade e fosse capaz de perceber algumas coisas bem simples que estavam embaixo do nariz. Com cabelos cor de rosa e tatuagem, não seria lá muito difícil eu realmente me apaixonar, além disso, a narrativa é ótima. Adoro os momentos fome eterna dela e do que cerca a aura de menina rebelde. As músicas encaixam nela, na situação, nos personagens, foi um trabalho muito amor da Adelina.
Por fim, o Arthur fritou minha cabeça do início ao fim. Além de, certamente, ser um crush eterno.  Se alguns personagens apresentam alguns mistérios, Arthur supera todos eles. Parece-me, na maior parte da narrativa, o personagem mais complexo e intrigante. A vontade é correr as páginas para saber mais sobre ele e sobre o que de fato são seus pensamentos. O Arthur me destruiu, foi muito bem construído.  O mágico de ele ser o último personagem é isso, ele fecha todos os finais em aberto e consegue, finalmente, sossegar os corações alheios.

Leve este post a outro reino:

3 comentários:

  1. Eu acho super legal livros assim, mas eu acho que é meio enrolado não?
    Fiquei com vontade de conhecer as personagens agora kkkkkkk.
    Bela resenha, e sucesso ao grupo de autores.
    Bom feriado

    ResponderExcluir
  2. Oii!
    Acho que nunca tinha encontrado um livro com tantos autores e personagens principais como este, haha. Gosto de livros que intercalam o ponto de vista de cada personagem, fica muito fácil de entender a história e consegue prender a minha atenção com facilidade.

    Adorei a sua resenha e fiquei curiosa para descobrir os segredos de cada um.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Lady Michelly,

      A ideia parece mesmo uma loucura, mas ficou ótimo! Espero que possa lê-lo qualquer dia desses.


      A Rainha agradece a vossa visita!
      Demore o quanto quiser, serás sempre bem-vinda.
      Att
      Ana P. Maia ♛

      Excluir