Trilogia do Mago Negro

||
Livros:
Trilogia do Mago Negro
O clã dos magos
A aprendiz
O lorde supremo
Autora: Trudi Canavan
Editora: Novo Conceito
Avaliação: 8          

 O primeiro livro começa com a distinção feita entre castas, entre aqueles que têm prestigio e os que vivem à margem da sociedade. Assim é a distinção entre magos e favelados.
Favelados não têm acesso à instrução mágica, por supor que os mesmos não sejam capazes de desenvolver tais habilidades, salvo raras exceções.
Qual não foi a surpresa quando uma favelada conseguiu acertar uma pedra num dos magos no dia do “expurgo” ultrapassando o seu escudo mágico?
Sonea nunca teve nada de diferente de qualquer favelado: era magra, tinha cabelos curtos e trabalhava para famílias nobres, vivendo quase miseravelmente. Já fizera pequenas intervenções com os ladrões, nada para se orgulhar segunda sua tia.
O clã dos magos trata da perseguição de Sonea pelo clã, da fuga em companhia de Cery e da ajuda dos ladrões, da interferência e ações de magos corruptos e da descoberta de um sombrio segredo.
A jovem descobre que seus poderes podem ser inimaginavelmente difíceis de controlar, além do risco de machucar as pessoas ao seu redor, tornando inevitável a sua ida para o clã. Os problemas não diminuem por isso: a falta de respeito presente e a desconfiança por alguém diferente do que eles estão habituados só faz com que o sofrimento de Sonea aumente. Ela encontra consolo nos bondosos conselhos de Rothen, seu guardião, que a ensina e tenta ao máximo protegê-la das intrigas.
O segundo livro, retrata a entrada de Sonea na vida acadêmica, as perseguições não diminuem com isso, pelo contrário, agora ela se vê frente a frente à jovens magos que não a respeitam pela sua origem. Os poderes dela se mostram além da compreensão da maioria dos colegas de classe, mas não impede que um em especial a atormente de forma incisiva. O desfecho desse embate é incrível, e certamente deixa os leitores com o mais satisfeito sorriso vingativo.
O negro segredo começa a minar as forças de algumas pessoas e proporciona uma reviravolta não muito feliz na vida da nossa protagonista. Nessa altura do livro eu já estava pensando: “Mas geeente, ela só sofre!”
O terceiro e último livro gira em torno da compressão de Sonea por esse segredo e mais surpresas para o leitor do que eu fui capaz de imaginar. É o melhor dos três por causa da ação e do final surpreendente.

Outros personagens que merecem destaque:
Rothen: tutor e figura paterna de Sonea, um dos mais interessados em manter a garota em segurança.
Dannyl: ex- aprendiz de Rothen e atual Embaixador. Simpático e um tanto misterioso.
Akkarin: Lorde Supremo e temido pelo seu imenso poder. Sem dúvidas é o personagem mais intrigante da série.
Cery: melhor amigo de Sonea e ladrão. Não tem como não gostar do Cery! Ele é o próprio modelo de melhor amigo!

Esse não se encaixa na descrição de romance, então indicaria para qualquer pessoa que goste de fantasia e magos. É preciso uma dose de paciência para ler as descrições e algumas partes menos emocionantes. Os capítulos são intercalados entre os personagens o que te prende para saber o que acontece com eles nesse vai e vem. Deixei muita coisa por dizer, por medo de estragar as surpresas do livro. No final da postagem tem um aviso de Spoiler Alert, então se você não leu os livros fuja dali! Mas deixo claro que vale a pena e o final é surpreendente!
Notei alguns erros de concordância no livro, por exemplo, onde deveria ter “ele” estava escrito “ela”. A ocorrência se repete algumas vezes, mas de modo que não compromete a leitura e entendimento.  Apesar do grande volume, ele é firme e não tem cara de que vá soltar as páginas como acontece com livros muito grandes.


Ps.: não estou usando foto dos meus próprios livros porque minha avó está com o “A aprendiz”






Coloquei a parte de spoiler no final porque assim não comprometo a leitura dos que ainda não leram a obra.

SPOILER ALERT

O descobrindo desde o primeiro livro sobre o uso de magia negra por Akarin me deixava inquieta: assim como os demais magos não imaginava para que ele queria tamanho poder.No decorrer do segundo livro quando ele toma Sonea por aprendiz fiquei ainda mais interessada em saber os motivos disso e no final desse mesmo livro ele revela parcialmente os seus objetivos. Do primeiro ao segundo livro também é difícil não sentir certo medo e desgostar do Lorde Supremo.
O terceiro livro vem para te vencer, mostrar as fraquezas e a face humana dele. E sim, você vai se apaixonar por ele. E então terá uma sincope nervosa com o final da trama, onde assim como eu segurará o livro com aquela expressão de “meu mundo caiu” e de quebra talvez grite “COMO ASSIM ELE MORREU?”. Confesso que depois disso precisei de muita força de vontade para terminar o livro, e valeu à pena. O final é realmente acalentador, ele consegue te fazer ficar mais leve, mesmo com a tristeza da morte do Akkarin.


4 comentários:

  1. Deixando minhas impressões no castelo:

    Ana, fiquei muito alegre e energizado pela sua escrita! Você é realmente incrível. Adorei também a sua descrição no "Quem sou eu" da sua page!

    Bjs e abraços fortes e apertados!

    (Seguindo o The Queen's Castle)

    Gabryelfellipeealgo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabryel, fico imensamente feliz em saber que tenha gostado! Me esforço por passar exatamente os sentimentos que a leitura dos livros me proporcionou.

      Seguindo de volta

      ♛ Queen Reader agradece a sua visita ao Castelo!

      Excluir
  2. A história me parece ter um pano de fundo bem interessante. Eu já tinha botado na minha lista de leitura, mas fiquei um pouco empolgado com a sua resenha e vou me adiantar para ler o primeiro livro da saga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Espero que goste e que a resenha tenha de fato sido válida.
      Depois de ler avise se a descrição que fiz se encaixou e dê a sua opinião dos livros!

      ♛ Queen Reader agradece a sua visita ao Castelo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...