Sobre Harry Potter e Percy Jackson

||
Livros:
Harry Potter e a pedra filosofal
Harry Potter e a câmara secreta
Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban
Harry Potter  e o cálice de fogo
Harry Potter e a Ordem da Fênix
Harry Potter e o enigma do príncipe
Harry Potter e as relíquias da morte
Autora: J.K. Rowling
Editora: Rocco
Avaliação: 10


Livros:
Percy Jackson & Os Olimpianos - O ladrão de raios
Percy Jackson & Os Olimpianos - O mar de monstros
Percy Jackson & Os Olimpianos - A maldição do titã
Percy Jackson & Os Olimpianos - A batalha do labirinto
Percy Jackson & Os Olimpianos - O último olimpiano
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Avaliação: 10

Estive pensando em fazer alguma crítica sobre as duas séries, mas ambas já tiveram tantos comentários, resenhas e tudo mais, que não acho que seria válido bater na mesma tecla. Dessa vez será algo diferente, como um quiz:

Harry Potter
Resumo
Eu deveria ter uns 10/11 anos quando minha avó pegou os livros emprestados para ler. Eu confesso que desdenhei! Então fui convencida a ler, e não é de se admirar que tenha ficado apaixonada e feito meus pais comprarem todos que tinham sido lançados para mim. Sofri como todo fã de HP com a espera pelos livros! Lembro que no pré-lançamento da Ordem da Fênix eu tinha o livro reservado em duas livrarias e meu pai enfrentou uma fila quilométrica para comprar o livro no dia que chegou aqui. Tenho milhares de reportagens cuidadosamente organizadas em pastas, pôsteres, jogos, os livros ilustrados e tudo que eu estava ao meu alcance, além dos livros autorizados e não autorizados relacionados à HP... (crianças viciadas são perigosas).  Chorei e solucei MUITO com a morte do Dumbledore, a ponto da minha mãe perguntar se eu estava sentindo alguma dor. Pensei em explicar para ela qual era de fato a dor, mas acho que ela não entenderia tão bem assim. Quase morri junto com o Fred também. E comemorei como ninguém a morte da Lilá, ela me irritava profundamente!
Quando acabei de ler o sétimo livro, foi como se uma partezinha de mim tivesse se apagado, igual quando apagamos a luz de um quarto numa noite escura. Não voltaria mais a brilhar do mesmo jeito, e doeria sempre que eu lesse/visse de novo. Acontece até hoje.
Harry Potter é simplesmente mágico. Sem mais explicações e sem necessidade das mesmas.

Casa preferida
Corvinal/Ravenclaw
Minha cor preferida é azul, e não vou esconder: adorava quando diziam na escola que eu era inteligente... Então não foi muito difícil me apegar a essa casa, também gostava da história dela. Hoje há quem diga que eu certamente seria estudante da Sonserina... Mas prefiro acreditar que pediria ao Chapéu Seletor para ir para a Corvinal.

Personagem preferido
Fico em dúvidas entre a Hermione e a Professora McGonagall. No final, prefiro a Hermione. Alguém tinha que ser inteligente ali né? Convenhamos que o Harry e o Rony não teriam dado conta de nada sozinhos! Sempre gostei da atitude dela, mesmo quando era metida a sabe tudo. A primeira crise de ciúmes dela também foi impagável, ainda que bem no fundinho eu preferisse que ela terminasse com o Harry.

Livro preferido
Outra dúvida entre A pedra filosofal e O prisioneiro de Azkaban. Como apaixonada por quadribol acho que fico com o terceiro livro, com a final de quadribol e a descoberta do Sirius, que causa uma reviravolta tanto na vida do Harry quanto para o desfecho da série.

Livro que menos gosta
A Ordem da Fênix sem nem pestanejar. Lembro da crítica da Veja dizendo que o Harry estava de “TPM” nesse livro, e admito que em uma das poucas colocações decentes da revista eles estavam certos. Não agüentava as crises mesmo que justificáveis do Harry, a Dolores sendo o demônio que sempre fora... Todos os fatores contribuíram para que esse fosse o livro menos apreciado.

Sobre o final
Então... De modo geral eu gostei porque não ficaram pontas soltas, foi tudo resolvido. Todos estavam bem, todos tiveram o seu final e seguiram caminhos interessantes. Juro que alguns eu deduzi antes de ler o epílogo, e fiquei feliz, satisfeita e ao mesmo tempo desfeita, quebrada. Como disse no início falta um pedaço de mim que não tem recuperação.


Percy Jackson & Os Olimpianos

Resumo
Assisti àquele filme medonho sem conhecer os livros, o que faz com que ele fique aceitável. Ai ganhei As Crônicas dos Kane e como deve acontecer com a maioria dos leitores surtei com o Rick Riordan e busquei por todos os livros dele. Ganhei então o box de Percy Jackson & os olimpianos. Ai descobri que o filme é deplorável! Foi uma série que ocupou espaço bem parecido com o de HP em mim, mesmo sendo livros completamente diferentes. Li feito louca, comprei depois os livros relacionados, mas dessa vez não montei pastas com reportagens nem nada, acho que a minha época de fazer isso passou...

Personagem preferido
Percy. Eu adoro o humor dele e o azar que ele tem! Outro personagem que tem azar semelhante e que eu também amo é o Tom Ward de As aventuras do Caça-feitiço, depois de ler PJ eu até falava quando alguma coisa MUITO tensa acontecia que era a minha “Sorte de Percy Jackson”. O personagem se desenvolve e amadurece de forma nítida, particularmente gosto mais até da personalidade dele na série Heróis do Olimpo. Também gosto loucamente da Annabeth (porque ela me lembra vagamente e Hermione e eu tenho fraco por personagens inteligentes). A Thalia ao mesmo tempo em que me encanta me irrita (e eu seria uma filha de Zeus – pelo menos foi o que todos os testes me disseram...)

Livro preferido
Não sei se tem um preferido realmente. Mas gosto bastante de A maldição do titã, ele tem um tom mais sério, envolve mais sentimentos e mortes que fazem o coração ficar apertadinho. Além de mostrar o quão difícil será vencer o inimigo.

Livro que menos gosta
Nenhum.

Sobre o final
Não é propriamente um final já que tinha o gancho para outra história. Mas a vitória sobre Cronos foi incrível, todos os estágios da batalha, as mortes e as recompensas. E aquela parte do Percy recusando a imortalidade... Ah meu coração!
Ps.: Atena é um pouco má, sempre achei que fosse, mesmo sendo a minha deusa olimpiana preferida.


 







4 comentários:

  1. Tenho que terminar de ler a Saga de Percy e os Olimpianos ainda hahah. Gostei muito da forma que fez essa postagem, já que é comum ver resenhas das duas obras em vários blogs, é uma forma criativa de comentar sobre elas.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Thiago, fico feliz que tenha gostado.
    Termine de ler e depois conte o que achou do final!

    ♛ Queen Reader agradece a sua visita ao Castelo!

    ResponderExcluir
  3. Graças ao seu blog, não resisti...
    comprei os livros da saga do Percy!!! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo! Não se arrependerá, eu garanto!
      Depois me avisa o que achou!

      ♛ Queen Reader agradece a sua visita ao Castelo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...