Como fazer funcionar?




Saudações nobres,
Prevejo tempestades. E nem estou falando sobre as nuvens cinzentas e pesadas que estão sob o reino de Belo Horizonte. Estou falando da minha própria tempestade.
É bem o péssimo clichê da frase de “chove lá fora e aqui”. Sério, sempre achei a frase baranga ao extremo. Ela, de fato, é baranga.
Expliquei nas críticas postadas há mais tempo, que a faculdade acabou e com o ela o estágio/emprego/garantiadesobrevivência. Talvez por isso a enxurrada sem limites e precedentes de livros lidos. Durou pouco. Poderia ser durado mais e eu não estaria aqui fazendo o desabafo que faço agora.
O fato é que a retomada do blog foi um arroubo de sentimentos e gastos emocionais e financeiros. Rendeu satisfação, nostalgia e a busca incessante pelo patamar que o Castelo estava antes do hiato. Não deu certo. Por mais que tenha me esforçado no novo layout, em novas parcerias e em postagens frequentes, não funcionou. O número de seguidores subiu graças às promoções, não pelo mérito das postagens, os leitores frequentes são os blogueiros parceiros que provavelmente passam os dias com a cabeça tão cheia quanto a minha: com mil ideias para fazer o seu próprio universo crescer. E como é difícil!
Quando o blog passou pela primeira parada, perdi 2 parcerias com editoras, algumas com blogueiros e autores. Antes dessas parcerias, lidava com o blog de uma maneira, mas alcançar esses objetivos muda a rotina a perspectiva disso aqui. Sabia que a volta seria complicada, mas não achei – nem perto disso – que seria tão desgastante e decepcionante. Porque por mais preparada que eu estivesse para todas as negativas vindas das editoras e parcerias (sabemos que elas são bem frequentes), não foi agradável.
Tenho pelo menos três críticas para fazer (Lívia Moura com seu novo romance cheio de reviravoltas e amor), e dois grandes lançamentos: e zero força de vontade para encarar qualquer uma delas – e não por falta de mérito das autoras, os livros são incríveis –. Abro a página do blog, encaro e me pergunto o motivo de ainda manter as coisas como estão. Claro que a ideia de fechar tudo e excluir existe, mas e a covardia?
Alguém me disse para mudar o foco, e pensar apenas em escrever as resenhas/críticas. E eu escreveria para quem? Com que propósito? Com qual objetivo, qual motivação? Nos últimos dias tenho vivido aquele embate entre a procrastinação forçada e as horas resumidas em um círculo vicioso: enviar currículo, fazer exercícios físicos e me forçar a sair do quarto/cama para outras coisas. Tem dias melhores, tem dias piores. Mas ficar em casa vai minando as forças e sanidade aos pouquinhos, além de todos os problemas gerados por ficar em casa e não ter um emprego.
O fato é que eu realmente não sei o que fazer. Não tenho vontade de mexer no blog, de escrever postagens e de me esforçar para que ele volte a ser o que era ou que seja ainda melhor do que era. Acho que o Castelo merece muito mais do que eu sou capaz no momento. E sei que outro hiato seria a morte definitiva do blog.
Como fazer funcionar?


Leve este post a outro reino:

7 comentários:

  1. Estamos no mesmo dilema, com as aulas, trabalhos e autocritica postar algo no blog está quase impossível. Como fazer isso tudo funcionar não é?

    Abraços de uma grande fã (apesar de nem sempre presente)

    ResponderExcluir
  2. Oi Rainha!
    Antes de tudo espero que esteja tudo bem com você. Essa fase da vida em que a faculdade acaba e nos vemos em busca de emprego é realmente bem tensa e precisamos ter muita motivação pra continuar tentando em meio ao nosso cenário atual.
    Quanto ao Castelo acho que você poderia diminuir um pouco a pressão que está colocando em si mesma... É realmente bem difícil manter um blog, mas pelo menos no meu caso tento encarar como um processo pessoal: eu utilizo o relicário como forma de me expressar e exercitar a escrita e a criatividade.... se aparece gente interessada no conteúdo é lucro.
    Claro que parcerias são legais e ter um público fiel é melhor ainda, mas nesse momento de retorno tente fazer por você. Além de tudo temos o fato de que o público literário tem migrado nos últimos anos para o youtube.
    No mais, espero que continue por aqui.
    Beijo enorme!
    http://www.numrelicario.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que desabafo hein... Sinceridade com os leitores só reforça a importância que você dá a opinião deles e também informar a situação em que se passa. Já passei por 3 Hiatos, e recomecei do zero por vários motivos: trabalho, faculdade, falta de criatividade...Inclusive agora estou retornando de um e é um saco! Por isso eu te entendo e passo pela mesma situação. Fique Firme! Não encerre seu projeto assim, todos nós vivemos fases ruins e doloroso não te resultado compatível com o esforço. Não desista! Tenha otimismo e busque alternativas para resolver este dilema.

    Independente de sua escolha, agradecemos por ter compartilhado seu espaço conosco.



    Beijos


    Beto


    www.coisastriviais.com

    ResponderExcluir
  4. Saudações Rainha,

    Eu me vejo em situação parecida. Comecei um blog esses dias, mas a força para escrever para que some. Meu tempo também não é muito grande,o que é um tanto frustrante, mas, como diria outra frase clichê, vai ficar tudo bem, de uma maneira ou de outra ^^

    Sherla M. Silva
    https://smslivroseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oii!
    Acho que esse é um sentimento que muitos compreendem. É difícil insistir em algo quando não acontece da forma como você espera. Os nãos pensam mais do que a vontade de fazer o que gosta. Mas acho que o segredo é descobrir se é isso o que você realmente quer... Se você quer continuar com o blog, tenha calma e vai em frente. É difícil? É e muito! Mas eu vejo como uma válvula de escape. O blog me ajudou muito na época em que eu estava na mesma situação que você (passando mais tempo em casa e procurando emprego). De certa forma, foi continuar com o blog que aliviou a pressão de ter que trabalhar, de ter que fazer algo com a minha vida.
    Ninguém pode decidir por você ou mostrar o caminho certo, mas com toda certeza há pessoas que estarão dispostas a apoiar e ajudar no que for preciso.

    Espero que fique bem!
    Abraços
    www.dezoitoprimaveras.com.br

    ResponderExcluir
  6. bom dia majestade. talvez esteja na hora de migrar. o castelo será o seu castelo só pelo fato de você ser a rainha dele. migrar de plataforma pode ser o incentivo que lhe falta. quem sabe começar a criar um conteúdo mais dinâmico gere um interesse maior nos possíveis súditos desse reino. a rainha poderia aproveitar esse momento ocioso para criar um cenário bacana e começar a criar conteúdos em vídeo, através do youtube. falar com seu publico, expressar sua opinião sobre o universo literário de forma mais atrativa para as pessoas. eu tenho dislexia e só constatei isso clinicamente depois de mais velho.sempre tive enorme dificuldade com leitura. a melhor forma que eu encontrei de consumir conteúdo de qualidade foi através do youtube (claro que nada substitui a leitura completa de um livro, mas algumas resenhas e críticas já ajudam muito). aquela terra parece um bombardeio de coisas inúteis e adolescentes, mas existem canais de altíssima qualidade que produzem conteúdos muito interessantes e de forma descontraída, que realmente prendem o público. e além do mais, você pode começar a ser paga pelo seu esforço, pois as visualizações do seu vídeo, likes e comentários são convertidos em pagamento. para canais pequenos, claro que é um pagamento pequeno, mas já é um incentivo gratificante. você é uma gestora pública, uma mulher linda, já deve ter lido mais livros do que o bibliotecário de alexandria, e além de tudo isso você sempre fala sobre suas viajens literárias com uma paixão capaz de prender qualquer um que te escute. tantas coroas e livros nesse seu pequeno castelo significam algo muito importante sobre você, e pode ser a hora perfeita para explorar esse espaço, não? bom... pelomenos pense no assunto, existem canais muito interessantes para se inspirar no youtube, grandes (com direção, produção, etc..) e pequenos (caseiros, feitos com baixíssimo orçamento e equipamento amador), ambos com conteúdos de alta qualidade. acredito que a rainha desse castelo tem um grande potencial, só precisa reencontrar a inspiração que eu sei que ela tem em algum lugar. um certo autor que vc ama decidiu reinventar a maneira de escrever um livro só pra que seu filho disléxico tivesse acesso ao seu universo, é uma inspiração e tanto não acha?

    ResponderExcluir
  7. Oi querida!
    Eu no momento ainda sigo com o blog, mas as vezes olho para ele e fico pensando porque continuo com isso...
    A minha vida pessoal está UO, e meus estudos estão cada vez mais difíceis de se conciliar com as outras coisas...

    Espero que melhore, Boa sorte!
    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir