Cara de um, focinho do outro

||


Livro: Cara de um, focinho do outro
Autor: Marcos Fernandes
Editora: Butterfly
Sinopse: Quem nunca teve um animal de estimação e compartilhou com ele os momentos mais incríveis de sua vida? Um segredo, uma alegria, uma dor...
Pois é sobre essa relação amorosa entre os tutores e seus animais de estimação que trata este livro. Uma relação antiga, mas que em momento algum da história da humanidade foi tão intensa.
Muitos dizem que o animal é o espelho de seu tutor. Mas o que faz com que essa relação seja tão forte? Existe alguma energia que os une? O que a ciência fala sobre essa união?
“A fidelidade que os animais dispensam a seus tutores humanos é indescritível, pois resgatam a pessoa das regiões mais sombrias de seus problemas e angústias, motivando a vida a seguir seu curso novamente”, explica o autor, que também é veterinário e psicanalista. Descubra mais sobre essa relação de amor e fidelidade que ultrapassa o tempo e a razão. Você vai se surpreender.
Onde comprar
Skoob



Saudações nobres,

A resenha demorou um pouquinho porque era muito material, por isso serão duas partes: uma com extras e uma com a resenha em si do livro.


(...) “independente da classificação que você, caro leitor, queira dar, segundo sua crença, cultura ou conhecimento, uma certeza você pode ter: os animais interagem muito mais conosco do que possamos crer.”.


“Cara de um, Focinho de outro” aborda o tema da convivência dos animais de estimação e os seus tutores em níveis que vão além do convencional. Extrapola muito o senso comum, e apresenta teorias e verdades que se encaixam na atual importância desses animais na vida dos indivíduos.

Desde a humanização exagerada, à perda de identidade e instinto - com consequências negativas - e ainda ao chamado campo mórfico¹ (campo social, campo morfogenético ou campo familiar) e a explicação em termos claros até para os mais leigos. 

“Podemos então concluir que a depressão do ser humano poderia desencadear a depressão nos animais de estimação com quem convivemos.”

Um dos pontos a se chamar atenção, é que há explicações científicas, espirituais e empíricas. E algumas, que são capazes de aquietar nossos corações, e nos ajuda a compreender pequenos acontecimentos que se passam entre nós e nossos animais de estimação - ou filhos, sei que os chama por algo assim... -
Finda a leitura de “Cara de um, Focinho de outro”, passei a enxergar o meu Yoshi um tanto diferente. Não que eu já não fosse completamente escravizada por ele – ele é capaz de dominar o mundo, sei disso –, mas compreendo melhor o papel que ele tem em minha vida, uma vez que - como o livro afirma - a interação humana tornara-se tão complicada. Lidar com ele é mais fácil, mais concreto, não tenho quaisquer motivos para duvidar de seu carinho ou de seu afeto por mim. Sei também que não serei traída e, além disso, sou capaz de respeitar seus limites.
Também não sou a dona que tenta humanizar "mais do que o necessário", ele não usa coleira - mas não sai do apartamento (a Avenida é bastante perigosa), não veste roupas, não come nada além de ração... Mas sim, a sua presença se tornou necessária, ele faz a minha volta para casa ser mais feliz. Ele mudou quem eu sou, e realmente acredito que todos os bichos de estimação são capazes de mudar seus donos. 
Num depoimento rápido: meus pais, minha tia e minha avó nunca gostaram de gatos. Segundo eles, gatos gostam apenas da casa e da comida que recebem. Pois bem, eu e a minha prima, adotamos um gatinho - o Yoshi - e não foi preciso muito tempo para que toda a família se derretesse por ele. Todos já são completamente apaixonados por cachorros, sempre tivemos cachorro em casa. Agora, a harmonia se encontra em ter um gato e um cachorro.
Por fim, mas não menos importante, o livro é lindo! Há fotos de tutores e seus animais em cada capítulo, e é perceptível o cuidado e carinho com o qual a editora construiu “Cara de um, focinho do outro”. Tenho apenas que agradecer à Butterfly Editora pela oportunidade de trazer-vos tão deliciosa obra, a leitura é rápida, calorosa e tocante. Pode ser que se envolvas demais, e no final estejas com o coração um tanto apertado e com uma vontade imensa de agarrar o vosso animal de estimação.
Não deixe de conferir a outra postagem, onde as fotos enviadas para a “Campanha Cara de um, focinho de outro” foram postadas. Há ainda alguns extras! 




¹ (...) Campos morfogenéticos, os quais ajudam a compreender como os organismos adotam as suas formas e comportamentos característicos.
Morfo vem da palavra grega morphe que significa forma; genética vem de gêneses que significa origem. Os campos morfogenéticos são campos de forma, campos padrões, estruturas de ordem. Estes campos organizam não só os campos de organismos vivos, mas também de cristais e moléculas. Cada tipo de molécula, cada proteína, por exemplo, tem o seu próprio campo mórfico – hemoglobina, insulina, etc. De um mesmo modo cada tipo de cristal, cada tipo de organismo, cada tipo de instinto ou padrão de comportamento tem seu campo mórfico. Estes campos são os que ordenam a natureza. Há muitos tipos de campos porque há muitos tipos de coisas e padrões dentro da natureza.
Na íntegra: Ecodebate



2 comentários:

  1. Oi Rainha!
    Eu sou super pet lover kkk e como mãe de uma gata chamada Luna já ouvi muito essa história de que gatos não se relacionam com seu dono. Mas a gente que tem felinos sabe que isso é puro preconceito. Também amo cachorro e concordo que a gente muda quando tem um bichinho desde o fato de ter responsabilidade até a parte afetiva. Adorei a resenha e com certeza vou atrás desse livro!
    Beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    p.s: Participe do sorteio e concorra a um exemplar de O Rouxinol, da Kristin Hannah >> http://numrelicario.blogspot.com.br/2016/01/sorteio-o-rouxinol-kristin-hannah.html

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana,

    não conhecia o livro, mas fiquei louca para ler! Eu amo cachorros e é legal ler sobre a relação entre eles e nós. Eu também não tento humanizar meus bichinhos, mas eles são da família! Excelente resenha!

    Beijos!
    Participe do Book Tour de O Caminho Certo
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...