Tudo que você queria saber sobre MITOLOGIA



Livro: Tudo que você queria saber sobre MitologiaAutora: Katheleen Sears
Editora: Gente Editora
Sinopse: Tudo o que você precisa saber sobre mitologia - MITOLOGIA COMO VOCÊ SEMPRE QUIS: SEM EMBARAÇOS E COM MUITO BOM HUMOR Quem nunca se interessou por mitologia que atire a primeira flecha... ops, pedra! A verdade, porém, é que a gente acaba se perdendo entre tantos mitos, tantos deuses e deusas e monstros, tantos nomes e acontecimentos. E vários pontos ficam meio sem resposta na nossa cabeça: - Quem Zeus puniu por desobediência? - De quem Hera se vingou? · Quais são, afinal, os 12 trabalhos de Hércules? - Édipo era mesmo apaixonado pela mãe? - Essas respostas – e muitas outras – estão neste livro! Navegue por capítulos dedicados a cada imortal e mortal da mitologia antiga, grega e romana, e descubra os pontos em que os mitos se encontram. Não importa se quer saber por curiosidade ou se quer arrasar mostrando seus conhecimentos em conversas por aí: Tudo o que você precisa saber sobre mitologia tem o que você precisa saber! 

Skoob



Saudações nobres,

Desde a época escolar, mitologia sempre foi um tema que me despertava grande interesse, seja nórdica, egípcia, grega ou romana. Eram a melhor parte da disciplina de História (assim como I e II Geurras Mundiais). Como não poderia deixar de ser, a Única Editora, lançou esse livro lindo e cá estou eu hoje para falar dele.

De certo modo, é bom saber que há deuses gregos lá fora, porque aí temos alguém para culpar quando as coisas dão errado.
Percy Jackson - O Ladrão de Raios (Rick Riordan)


A leitura independe de vosso nível de conhecimento de mitologia. O livro se propõe, desde o início a indicar e centrar o leitor no universo mitológico desde a sua raiz.  Alguns mitos têm várias versões, e em alguns eu conhecia outra além da apresentada, geralmente mais sangrenta mesmo.
Em determinados momentos fiquei me perguntando o porquê da quantidade insana de estupros e incestos... Mas não me ative exatamente a esses pontos. A não ser no caso do casamento de Hera e Zeus, o Deus dos Deuses me deixou um tanto chocada, mesmo já sendo de meu conhecimento todo o seu desejo incontrolável por qualquer mortal ou deusa.
Há separação dos mitos gregos e romanos, embora as semelhanças sejam grandes.
Se já tiveres lido as obras de Lorde Rick Riordan, as narrações serão bem conhecidas, principalmente o fato de que a cultura grega e romana influenciaram enormemente a sociedade atual.
Um ponto a ser destacado é o senso de humor da autora! Em determinadas passagens me perguntei o que ela estava pensando quando escrevia certa frase. O livro se torna assim atraente a qualquer faixa etária, sendo capaz de prender a atenção sem grandes esforços. Não é um livro longo, há ilustrações e o texto é dinâmico. 

(...) Ela deu à luz um monstro, Tifão. Essa criatura era metade homem, metade animal – e 100% aterrorizante.


E quando a capa sugere “tudo que você precisa saber”, não é uma simples afirmação! O livro é um guia completo e rico em informações, capazes de saciar a mais ávida curiosidade. Os deuses estão bem caracterizados, com descrições precisas dos mitos.  Se você assim como eu é apaixonado(a) por mitologia ou se quer conhecer mais sobre o assunto, essa é uma leitura imperdível.

Leve este post a outro reino:

1 comentários:

  1. Oi Rainha!
    Nunca fui muito ligada em mitologia apesar de gostar bastante das aulas de história que apresentavam a cultura greco-romana. Eu li "Tudo que você precisa saber sobre psicologia" da editora e tive a mesma sensação que você: que o livro apresenta um guia inicial bem completo para os curiosos.
    Ótima resenha!
    Beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir